12 março 2014

Vacinação contra HPV tem meta de imunizar 32 mil meninas em Curitiba


Começou nesta segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra o HPV para meninas entre 11 e 13 anos. As doses em Curitiba são ofertadas nas 109 unidades básicas de saúde gratuitamente. Em uma segunda etapa, a vacinação também será realizada em algumas escolas municipais, estaduais e particulares da capital. A campanha na Capital tem meta de imunizar 32 mil meninas na faixa etária alvo, ou 80% do total de jovens nesta idade no município, estimado em 40 mil adolescentes entre 11 e 13 anos.
A vacina protege contra o papilomavírus humano (HPV), responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.
“Estudos já demonstraram a efetividade da vacina, que deve ser aplicada em três doses. É importante que os pais fiquem atentos à importância dessa vacina para que suas filhas fiquem protegidas e que a médio e longo prazo a incidência deste câncer diminua em todo país”, explicou a diretora do departamento de epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Juliane Oliveira.
“Antes a vacina era oferecida apenas nas clínicas particulares e as três doses custavam cerca de R$ 1 mil, agora ele passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação e a ser oferecida gratuitamente. Acreditamos que será bem aceita pela população”, ressaltou Juliane.
Após a primeira dose, as adolescentes vacinadas devem voltar a unidade básica de saúde para a 2ª dose depois de seis meses. Cinco anos após a 1ª dose, elas devem retornar para a 3ª dose, garantindo uma imunização eficaz e duradoura. Em 2015 serão vacinadas meninas de 9 a 11 anos de idade, e a partir de 2016 toda menina a partir dos 9 anos de idade.
Estado — A Secretaria de Estado da Saúde também faz campanha pela vacinação. “Nossa meta é vacinar 80% das adolescentes de 11 a 13 anos no Paraná, e as escolas, os grupos de jovens e clubes de serviço podem nos ajudar a atingir esse objetivo", explica João Luís Crivellaro, coordenador do Programa Estadual de Imunização da Secretaria da Saúde.
A vacina está disponível em Unidades Básicas de Saúde para todas adolescentes nascidas entre os dias 11 de março de 2000 a 10 de março de 2003. A ação será realizada por meio do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que incluiu a vacina contra HPV no Calendário Nacional de Vacinação a partir deste ano.

Um comentário:

  1. que bom amiga!!!post super instrutivo!!1 beijios comente no meu blog : http://saltoaltonaestrada.blogspot.com.br/2014/03/look-dia-da-mulher.html?showComment=1394641074905#c4052050157774014624

    ResponderExcluir